Oferta por tempo limitado!
TAXA DE MATRÍCULA - MBA LATO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

TAXA DE MATRÍCULA - MBA LATO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

PÓS-GRADUAÇÕES AO VIVO/ONLINE INOVE SABER
  • 360 horas de carga horária
  • 14 alunos
  • 30 aulas
  • 7 módulos
  • Última atualização 05/12/2025
  • 33 arquivos para download

12x R$ 15,79

R$ 150,00 à vista

Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?
1 ano

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.

Conteúdo

1CRONOGRAMA

  • CRONOGRAMA

2Fundamentos da Inteligência Artificial e suas Aplicações no Contexto Social

Ementa: Introdução aos conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA), seus tipos e como ela evoluiu. Exploração de tecnologias chave da IA, como sistemas que aprendem com dados (Machine Learning), sistemas que entendem a linguagem humana (Processamento de Linguagem Natural - PLN) e sistemas que interpretam imagens (Visão Computacional). Análise de como a IA pode ser usada em áreas sociais como saúde, educação e assistência social para melhorar serviços e processos, com foco em exemplos concretos e estudos de caso que demonstrem a otimização de fluxos de trabalho e aprimoramento da tomada de decisão no cotidiano do assistente social. Conteúdo Programático: Unidade 1: Introdução à Inteligência Artificial. 1.1. O que é IA e sua história. 1.2. Diferentes tipos de IA. 1.3. Como a IA aprende. Unidade 2: Tecnologias de IA para o dia a dia. 2.1. Chatbots e assistentes virtuais. 2.2. Reconhecimento de imagens. 2.3. Sistemas de Recomendação. Unidade 3: IA no Contexto Social. 3.1. Como a IA tem sido utilizada na saúde. 3.2. Como a IA tem sido utilizada na educação. 3.3. Como a IA tem sido utilizada na assistência social. 3.4. Como a IA tem sido utilizada na justiça. Unidade 4: Desafios da IA. 4.1. Problemas com dados. 4.2. Entender como a IA toma decisões. 4.3. Dificuldades na implementação da IA. Referências Bibliográficas: • CAVALCANTE, Raphael Bessa; CUNHA, Igor Soares Vieira da; BRITO, Andrea Stopiglia. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 85-94, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd. Acesso em: 23 ago. 2025. • CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Sobre a impossibilidade do uso do termo "assistente social" para denominar chatbot de inteligência artificial. Brasília: CFESS, 2024. Disponível em: https://www.cfess.org.br/noticia/view/2153. Acesso em: 23 ago. 2025. • CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Resolução CFESS nº 1.114/2025. Disponível em: https://www.cfess.org.br/uploads/legislacao/5343/oLyINKoMJ2ER4kgTH9r-_EpRWI-heQ6n.pdf. Acesso em: 22 de outubro de 2025. • CUNHA, Igor Soares Vieira da; BRITO, Andrea Stopiglia; CAVALCANTE, Raphael Bessa. Por trás da inteligência artificial: uma análise das bases epistemológicas do aprendizado de máquina. Trans/Form/Ação, Marília, v. 47, n. 2, e0240011, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/wKP3thTz35fmhG9pnmXNdMj/. Acesso em: 23 ago. 2025. • GOLDKIND, Lauri et al. Considering a Unified Model of Artificial Intelligence Enhanced Social Work: A Systematic Review. Journal of Human Rights and Social Work, v. 9, p. 1-17, 2024. Disponível em: Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s41134-024-00326-y . Acesso em: 23 ago. 2025. • GOMES, Dennis dos Santos. Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. Revista Olhar Científico – Faculdades Associadas de Ariquemes – V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010 Disponível em: https://www.professores.uff.br/screspo/wp-content/uploads/sites/127/2017/09/ia_intro.pdf . Acesso em: 23 ago. 2025. • OLIVEIRA, Elaine Marcílio Santos; WESCHENFELDEN, Marcelo Volpato. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 51-66, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/ . Acesso em: 23 ago. 2025. • PATTON, Desmond Upton. Youth Gun Violence Prevention in a Digital Age. ResearchGate, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323486414_Youth_Gun_Violence_Prevention_in_a_Digital_Age . Acesso em: 23 ago. 2025. • PATTON, Desmond Upton; MATHIYAZHAGAN, Siva. Meet Them Where They Are: Social Work Informed Considerations for Youth Inclusion in AI Violence Prevention Systems. MIT Press, 2024. Disponível em: https://wip.mitpress.mit.edu/pub/meet-them-where-they-are/release/1 . Acesso em: 23 ago. 2025. • PRADO, Mariana Mota; SALLES, Carlos Alexandre de Azevedo. Inteligência artificial: promessas, riscos e regulação. Revista Direito Público, Brasília, v. 18, n. 99, p. 325-349, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/n89PjvWXTdthJJKwb6TtYXy/?format=html&lang=pt . Acesso em: 23 ago. 2025. • SOUZA, Gisele Gonçalves Leal Souza. Inteligência Artificial e suas aplicações no Seviço Social. Serra, 2025.
  • Inteligência Artificial e suas Aplicações no Serviço Social

    146 págs.
  • CFESS _ Sobre a impossibilidade do uso do termo “assistente social” para denominar chatbot de inteligência artificial

    3 págs.
  • RESOLUÇÃO CFESS Nº 1.114, DE 4 DE SETEMBRO DE 2025

  • IA e Aprendizado de Máquina

    12 págs.
  • Inteligência Artificial Conceitos e Aplicações

    13 págs.
  • Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino

    12 págs.
  • Por trás da inteligência artificial uma análise das bases

    20 págs.
  • Considerações informadas sobre o Serviço Social para a inclusão de jovens em sistemas de prevenção da violência por IA

    12 págs.
  • Considerando um modelo unificado de Serviço Social aprimorado por Inteligência Artificial uma revisão sistemática

    20 págs.
  • Prevenção da violência armada entre jovens na era digital

    6 págs.
  • Avaliação

  • Link de aula

  • Slides

  • AULA 31/10 PARTE 1

    03:02:05
  • AULA 01/11 PARTE 1

    03:58:14
  • AULA 01/11 PARTE 2

    03:39:05

3Ética, Legislação e Inteligência Artificial para o Bem Social.

Esta disciplina aborda os fundamentos éticos da inteligência artificial, explorando questões de vieses, discriminação, privacidade e transparência nos sistemas de IA. Examina o panorama legislativo nacional e internacional sobre regulamentação da IA, com ênfase na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações. Analisa o papel da inteligência artificial como ferramenta de promoção do bem-estar social, discutindo desigualdades digitais e oportunidades de acesso à tecnologia. Desenvolve competências para aplicação ética da IA no contexto do Serviço Social, promovendo reflexão crítica sobre responsabilidade social e uso consciente da tecnologia em benefício da sociedade. Unidade 1: Ética da Inteligência Artificial: 1.1. Vieses e discriminação em sistemas de IA. 1.2. Proteção da privacidade e segurança dos dados. 1.3. Transparência e responsabilidade no uso da IA. Unidade 2: Legislação e Regulamentação da IA: 2.1. A LGPD no Brasil e seus impactos. 2.2. Discussões e propostas de leis sobre IA em outros países. 2.3. O debate sobre a regulamentação da IA no Brasil e no mundo. Unidade 3: IA para o Bem Social: 3.1. Acesso à tecnologia e desigualdade digital. 3.2. O papel do Serviço Social para garantir que a IA seja utilizada em prol do bem social Referências Bibliográficas: • BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 23 ago. 2025. • BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei nº 2.338, de 2023. Dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial. Brasília: Senado Federal, 2023. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/157233. Acesso em: 23 ago. 2025. • BRASIL. Secretaria de Governo Digital. IA Generativa no Serviço Público. Brasília: Governo Digital, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/infraestrutura-nacional-de-dados/inteligencia-artificial-1/ia-generativa-no-servico-publico.pdf. Acesso em: 23 ago. 2025. • CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Sobre a impossibilidade do uso do termo "assistente social" para denominar chatbot de inteligência artificial. Brasília: CFESS, 2024. Disponível em: https://www.cfess.org.br/noticia/view/2153. Acesso em: 23 ago. 2025. • SERPRO. Ética na IA: princípios e valores que orientam o uso da Inteligência Artificial. Brasília: SERPRO, 2023. Disponível em: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2023/etica-na-ia. Acesso em: 23 ago. 2025.
  • Referência Ética

  • Nota CFESS

  • Avaliação

  • Ética na IA

  • Ética de Floridi

  • Lei Geral de Proteção de Dados

  • Projeto de Lei 2338

  • IA Generativa

  • AULA 28/11

    03:07:21
  • AULA 29/11 PARTE 1

    03:20:31
  • AULA 29/11 PARTE 2

    01:44:51

4Inteligência Artificial no Serviço Público

Ementa: Esta disciplina explora como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada no setor público para melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Serão apresentados conceitos básicos de IA de forma simples e exemplos práticos de como governos e órgãos públicos ao redor do mundo e no Brasil estão utilizando a IA para otimizar processos, desde o atendimento ao cidadão até a gestão de políticas sociais. A disciplina também abordará os desafios e as considerações éticas envolvidas na implementação da IA no serviço público, garantindo que a tecnologia seja usada para o bem comum e para a promoção da justiça social. Unidade 01: Introdução à IA e ao Setor Público: 1.1. O que é Inteligência Artificial de forma simples. 1.2. Como a IA pode ajudar o governo a funcionar melhor. 1.3. Exemplos de como a tecnologia já é usada em serviços públicos Unidade 02: IA na Gestão de Serviços Públicos: 2.1. Como a IA pode agilizar o atendimento ao cidadão. 2.2. Uso da IA para organizar e analisar grandes volumes de informações. 2.3. Melhorando a tomada de decisões com a ajuda da IA. Unidade 03: Casos de Sucesso e Desafios da IA no Serviço Público: 3.1. Exemplos de países e cidades que usam a IA em seus serviços. 3.2. Desafios comuns ao usar a IA no governo. 3.3. Como garantir que a IA seja justa e não crie mais problemas. Unidade 04: O Futuro do Serviço Público com IA: 4.1. Novas possibilidades para o assistente social com a IA no setor público. 4.2. Como a IA pode ajudar a identificar e resolver problemas sociais de forma mais rápida. 4.3. A importância da participação do assistente social na criação de soluções de IA para o governo. Referências Bibliográficas: • BRASIL, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - MCTI; CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. IA para o bem de todos; Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Brasília, DF: MCTI;CGEE, 2025. 104p. • CONSELHO Nacional de Justiça (Brasil). CNJ aprova nova regulamentação do uso da inteligência artificial no Poder Judiciário. TJPI – Tribunal de Justiça do Piauí, Teresina, 19 fev. 2025. Disponível em: https://www.tjpi.jus.br/portaltjpi/tjpi/noticias-tjpi/cnj-aprova-nova-regulamentacao-do-uso-da-inteligencia-artificial-no-poder-judiciario/. Acesso em: 23 ago. 2025. • FOLHA DE S. PAULO. IA lê prontuários e detecta violência contra mulher 92 dias antes de caso se agravar. Equilíbrio & Saúde, Folha de S.Paulo, 21 dez. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/12/ia-le-prontuarios-e-detecta-violencia-contra-mulher-92-dias-antes-de-caso-se-agravar.shtml. Acesso em: 23 ago. 2025. • FOLHA DE PERNAMBUCO. Sexia: conheça IA recifense que dialoga sobre sexualidade e violência contra a mulher via WhatsApp. Tecnologia & Games, Folha de Pernambuco, 1 ago. 2025. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/tecnologia-e-games/sexia-conheca-ia-recifense-que-dialoga-sobre-sexualidade-e-violencia-contra-a-mulher-via-whatsapp/52111/. Acesso em: 23 ago. 2025. • GOVERNO do Estado do Paraná. Paraná lança pacote pioneiro de serviços digitais com IA em parceria com o Google. Agência de Notícias do Paraná, Curitiba, 21 fev. 2025. Disponível em: https://www.parana.pr.gov.br/aen/Noticia/Parana-lanca-pacote-pioneiro-de-servicos-digitais-com-IA-em-parceria-com-o-Google . Acesso em: 23 ago. 2025. • MOTA, Gonçalo. A inteligência artificial e a tomada de decisão do assistente social: contributos para a formação em Serviço Social. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 452–465, jan. 2025. DOI: 10.51891/rease.v11i1.17808 • OECD. Artificial Intelligence in Government: A Framework for Public Sector AI. Disponível em:https://www.oecd.org/en/publications/governing-with-artificial-intelligence_26324bc2-en.html. Acesso em: 23 ago. 2025. • PEREIRA FILHO, Nivanildo; LIMA, Rogério de Araújo. Governança algorítmica e políticas públicas: desafios éticos e impactos da inteligência artificial na tomada de decisão governamental. RecimA21, 2025. DOI:10.47820/recima21.v6i1.6051 • SANDRINI, Camila T.; COELHO, Taiane R.; FILHO, Milton C. A. R.; RAZZOLINI, Edelvino. Inteligência artificial como apoio à tomada de decisão na administração pública: revisão sistemática da literatura. In: Proceedings of Delft Global Open, 21 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.59490/dgo.2025.997
  • Materiais

    mult conteúdo

  • Link de aula

5Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho

Ementa: Esta disciplina aprofunda as transformações que a Inteligência Artificial (IA) está provocando no mercado de trabalho e nas relações profissionais, adotando uma perspectiva crítica sobre os impactos sociais e éticos, ao mesmo tempo em que aponta caminhos e soluções para a atuação. Serão analisados os desafios da automação e da IA na precarização do trabalho, na exclusão social, no não reconhecimento de direitos e no distanciamento das relações humanas, bem como nas novas formas de controle e gestão algorítmica. O foco será em como o assistente social pode se inserir e atuar proativamente nesse cenário, desenvolvendo estratégias de intervenção, defesa de direitos e promoção da justiça social para indivíduos e coletividades afetadas pelas mudanças no mundo do trabalho, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis a esses impactos negativos e às oportunidades de atuação para a transformação social. Unidade 1: IA e as Reconfigurações do Mundo do Trabalho: Uma Análise Crítica e Propositiva: 1.1. Automação e desemprego tecnológico: mitos e realidades, e o aprofundamento das desigualdades. 1.2. Novas formas de organização do trabalho: plataformas digitais, gig economy e seus impactos sociais, incluindo a ausência de vínculos empregatícios e a exploração. 1.3. A precarização do trabalho na era da IA: flexibilização, informalidade e controle algorítmico, e o não reconhecimento de direitos trabalhistas. Unidade 2: Desafios Éticos e Sociais da IA no Trabalho: Exclusão, Distanciamento e Respostas do Serviço Social: 2.1. Vieses algorítmicos na contratação, avaliação e demissão: como a IA pode perpetuar e ampliar discriminações. 2.2. Privacidade e vigilância no ambiente de trabalho mediado pela IA: a perda de autonomia e o controle excessivo. 2.3. Saúde mental e bem-estar dos trabalhadores na era da automação e da hiperconectividade: o isolamento, o burnout e o distanciamento das relações humanas. Unidade 3: O Assistente Social como Agente de Transformação e Resistência no Mundo do Trabalho com IA: 3.1. Atuação do assistente social na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção de condições dignas de trabalho Unidade 4: Políticas Públicas, Legislação e o Futuro do Trabalho: Construindo Alternativas e Soluções: 4.1. O papel do assistente social na formulação e implementação de políticas que garantam a proteção social e a inclusão, combatendo a invisibilidade e o distanciamento social. Referências Bibliográficas: • Rezende, Thiago Dutra Hollanda de. Impactos das TICs e da uberização: desafios para o Serviço Social. Temporalis, Brasília, ano 24, n. 48, p. 253–267, jul./dez. 2024.Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/10089445.pdf. Acesso em 23 ago. 2025. • Teles, Jéssica da Silveira; Reidel, Tatiana; Barreto, Carolyne Z.; Silva, Fabiola Maria Fischer da. Plataformização do trabalho e a questão social: relação intrínseca entre a intensificação do uso das tecnologias e as expressões da questão social. [S.l.], 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/261624/. Acesso em 23 ago. 2025. • Silva, Ludmila Paes da; Belo de Souza, Nicholas Sol. Impactos da economia gig nas relações de trabalho: análise das novas formas de trabalho mediadas por plataformas digitais e os desafios jurídicos para a regulação desses trabalhadores. Ciências Sociais Aplicadas, v. 29, ed. 146, maio 2025. DOI: 10.69849/revistaft/fa10202505081932. Acesso em: https://revistaft.com.br/impactos-da-economia-gig-nas-reacoes-de-trabalho-analise. Acesso em 23 ago. 2025. • Braz, Matheus Viana; Tubaro, Paola; Casilli, Antonio A. Making Data: The Work Behind Artificial Intelligence. arXiv, set. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2410.03694. Acesso em 23 ago. 2025.

6Inteligência Artificial e Saúde Mental

Ementa: Esta disciplina explora a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e a saúde mental, analisando tanto as oportunidades quanto os desafios que a tecnologia apresenta para o bem-estar psicológico e social. Serão abordados temas como o uso da IA no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, o impacto das redes sociais e da tecnologia na saúde mental, e o papel do assistente social na promoção de ambientes digitais saudáveis e na defesa dos direitos dos usuários. A disciplina visa capacitar os profissionais a compreenderem e atuarem de forma ética e eficaz diante das novas realidades impostas pela IA no campo da saúde mental, com foco na acessibilidade e na inclusão de públicos vulneráveis. Unidade I: IA e Saúde Mental. 1.1. Como a IA pode ajudar a identificar sinais de problemas de saúde mental. 1.2. Aplicativos e ferramentas de IA para apoio e acompanhamento em saúde mental. 1.3. O uso da IA para personalizar tratamentos e intervenções em saúde mental. Unidade II: Impactos da IA na Saúde Mental e Bem-Estar. 2.1. O lado positivo: acesso a informações, apoio e redução do estigma. 2.2. Os riscos: vício em tecnologia, cyberbullying, comparação social e isolamento. 2.3. Como a IA pode afetar a saúde mental de grupos específicos Unidade III : O Papel do Assistente Social na Era da IA e Saúde Mental. 3.1. Como o assistente social pode orientar e apoiar indivíduos e famílias sobre o uso da tecnologia. 3.2. A importância de promover a alfabetização digital e o uso consciente da IA. 3.3. Atuação do assistente social na defesa de políticas públicas que garantam a saúde mental no ambiente digital. Referências Bibliográficas: • BABU, Anithamol; JOSEPH, Akhil P. Artificial intelligence in mental healthcare: transformative potential vs. the necessity of human interaction. Frontiers in Psychology, v. 15, 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2024.1378904/full. Acesso em: 23 ago. 2025. • LEITE, Lucas Tamamaru Santos. Saúde mental em tempos de inteligência artificial: estamos na vanguarda de uma nova era?. Debates em Psiquiatria, Curitiba, n. 14, 13 set. 2024, p. 1–5. DOI: 10.25118/2763-9037.2024.v14.1326. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1326. Acesso em: 23 ago. 2025. • LIPPI, Fabio Luis et al. Inteligência artificial e saúde mental no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Contribuciones a las Ciencias Sociales, jun. 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/7935. Acesso em: 23 ago. 2025. • NONPROFIT LEADERSHIP ALLIANCE. Leveraging AI in Social Work: A Pathway to Empowering Vulnerable Populations. NLA Research, abr. 2024. Disponível em: https://nla1.org/ai-in-social-work/. Acesso em: 23 ago. 2025. • SILVA LIPPI, JOSÉ RAIMUNDO; GATTI, DANIEL COUTO; GRAGLIA, MARCELO AUGUSTO VIEIRA. Impactos emocionais e afetivos do uso da IA generativa na saúde mental. Lumen et Virtus, São José dos Pinhais, v. 16, n. XLIV, p. 341–355, 2025. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/download/2836/3421/10456. Acesso em: 23 ago. 2025.

7Aplicabilidade da Inteligência Artificial em Diversas Áreas de Atuação

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo capacitar os profissionais de Serviço Social a identificar oportunidades e desenvolver projetos simples que utilizem ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já existentes para otimizar suas práticas em diversas áreas de atuação. O foco será na aplicabilidade prática, mostrando como a IA pode ser uma aliada no dia a dia do assistente social, desde a organização de informações até a comunicação com o público. Serão apresentados exemplos de ferramentas acessíveis e intuitivas, e os alunos serão orientados na criação de um pequeno projeto, demonstrando como a IA pode ser implementada de forma eficaz e sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação. Unidade I - Identificando Oportunidades para a IA no Serviço Social: 1.1. Pensando nos desafios do dia a dia: onde a IA pode ajudar? 1.2. Exemplos de como a IA já é usada em diferentes áreas 1.3. Como a IA pode facilitar a organização, a comunicação e a análise de informações. Unidade II - Ferramentas de IA Acessíveis para o Assistente Social: 2.1. Chatbots e assistentes virtuais para atendimento e informação. 2.2. Ferramentas de organização e análise de texto. 2.3. Ferramentas de tradução e transcrição de áudio. 2.4. Ferramentas de criação de conteúdo simples UNIDADE III - Desenvolvendo um Projeto Simples com IA 3.1. Escolhendo um problema real para resolver com a IA. 3.2. Planejando o projeto: o que fazer, como fazer e quais ferramentas usar. 3.3. Criando um protótipo simples UNIDADE IV - Apresentando e Avaliando o Projeto: 4.1. Como apresentar o seu projeto para outras pessoas. 4.2. Avaliando o que funcionou e o que pode melhorar. 4.3. A importância de compartilhar o conhecimento e inspirar outros profissionais. Referências Bibliográficas: • BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). Inteligência Artificial a serviço do bem social na América Latina e no Caribe: panorama da região. BID, 2019. Disponível em: https://publications.iadb.org/pt/inteligencia-artificial-servico-do-bem-social-na-america-latina-e-no-caribe-panorama-da-regiao-e . Acesso em: 23 ago. 2025. • CORTES, Thaís Lopes. Os contributos da Tecnologia da Informação para o Serviço Social: aportes para o debate. O Social em Questão, Ano XXVII, n. 58, p. 179–196, jan.–abr. 2022. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/65382/65382.PDF . Acesso em: 23 ago. 2025. • DALZIEL, Matt Victor; SCHAFFER, Krystal; MARTIN, Neil. Navigating AI in Social Work and Beyond: A Multidisciplinary Review. ArXiv, 25 out. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2411.07245 . Acesso em: 23 ago. 2025. • Google AI. AI for Social Good. Disponível em: https://ai.google/social-good/. Acesso em: 23 ago. 2025. • Microsoft AI. AI for Good. Disponível em: https://www.microsoft.com/en-us/ai/ai-for-good. Acesso em: 23 ago. 2025. • SGORLON, Claudiana Tavares da Silva; TORRES, Mabel Mascarenhas; COUTO, Eduardo Luis. Serviço Social e Comunicação: os caminhos da informação produzida pelo Conjunto CFESS/CRESS. SER Social, Brasília, v. 27, n. 56, 2024. DOI: 10.26512/ser_social.v27i56.55587. Acesso em: 21 ago. 2025. • TAN, Yugin; SOH, Kai Xin; ZHANG, Renwen; et al.Empowering Social Service with AI: Insights from a Participatory Design Study with Practitioners. ArXiv, 27 fev. 2025. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2502.19822 . Acesso em: 23 ago. 2025.

Acesso por 1 ano

Estude quando e onde quiser

Materiais para download

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
TAXA DE MATRÍCULA - MBA LATO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

12x R$ 15,79

R$ 150,00 à vista


  • 360 horas de carga horária
  • 14 alunos
  • 30 aulas
  • 7 módulos
  • Última atualização 05/12/2025
  • 33 arquivos para download
Comprar agora
Adicionar cupom de desconto?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade