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Conteúdo
1CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
2Fundamentos da Inteligência Artificial e suas Aplicações no Contexto Social
Ementa: Introdução aos conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA), seus tipos e como ela evoluiu. Exploração de tecnologias chave da IA, como sistemas que aprendem com dados (Machine Learning), sistemas que entendem a linguagem humana (Processamento de Linguagem Natural - PLN) e sistemas que interpretam imagens (Visão Computacional). Análise de como a IA pode ser usada em áreas sociais como saúde, educação e assistência social para melhorar serviços e processos, com foco em exemplos concretos e estudos de caso que demonstrem a otimização de fluxos de trabalho e aprimoramento da tomada de decisão no cotidiano do assistente social.
Conteúdo Programático:
Unidade 1: Introdução à Inteligência Artificial.
1.1. O que é IA e sua história.
1.2. Diferentes tipos de IA.
1.3. Como a IA aprende.
Unidade 2: Tecnologias de IA para o dia a dia.
2.1. Chatbots e assistentes virtuais.
2.2. Reconhecimento de imagens.
2.3. Sistemas de Recomendação.
Unidade 3: IA no Contexto Social.
3.1. Como a IA tem sido utilizada na saúde.
3.2. Como a IA tem sido utilizada na educação.
3.3. Como a IA tem sido utilizada na assistência social.
3.4. Como a IA tem sido utilizada na justiça.
Unidade 4: Desafios da IA.
4.1. Problemas com dados.
4.2. Entender como a IA toma decisões.
4.3. Dificuldades na implementação da IA.
Referências Bibliográficas:
• CAVALCANTE, Raphael Bessa; CUNHA, Igor Soares Vieira da; BRITO, Andrea Stopiglia. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado atual e tendências. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 85-94, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/wXBdv8yHBV9xHz8qG5RCgZd. Acesso em: 23 ago. 2025.
• CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Sobre a impossibilidade do uso do termo "assistente social" para denominar chatbot de inteligência artificial. Brasília: CFESS, 2024. Disponível em: https://www.cfess.org.br/noticia/view/2153. Acesso em: 23 ago. 2025.
• CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Resolução CFESS nº 1.114/2025. Disponível em: https://www.cfess.org.br/uploads/legislacao/5343/oLyINKoMJ2ER4kgTH9r-_EpRWI-heQ6n.pdf. Acesso em: 22 de outubro de 2025.
• CUNHA, Igor Soares Vieira da; BRITO, Andrea Stopiglia; CAVALCANTE, Raphael Bessa. Por trás da inteligência artificial: uma análise das bases epistemológicas do aprendizado de máquina. Trans/Form/Ação, Marília, v. 47, n. 2, e0240011, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/wKP3thTz35fmhG9pnmXNdMj/. Acesso em: 23 ago. 2025.
• GOLDKIND, Lauri et al. Considering a Unified Model of Artificial Intelligence Enhanced Social Work: A Systematic Review. Journal of Human Rights and Social Work, v. 9, p. 1-17, 2024. Disponível em: Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s41134-024-00326-y . Acesso em: 23 ago. 2025.
• GOMES, Dennis dos Santos. Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações. Revista Olhar Científico – Faculdades Associadas de Ariquemes – V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010 Disponível em: https://www.professores.uff.br/screspo/wp-content/uploads/sites/127/2017/09/ia_intro.pdf . Acesso em: 23 ago. 2025.
• OLIVEIRA, Elaine Marcílio Santos; WESCHENFELDEN, Marcelo Volpato. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 51-66, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/ . Acesso em: 23 ago. 2025.
• PATTON, Desmond Upton. Youth Gun Violence Prevention in a Digital Age. ResearchGate, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323486414_Youth_Gun_Violence_Prevention_in_a_Digital_Age . Acesso em: 23 ago. 2025.
• PATTON, Desmond Upton; MATHIYAZHAGAN, Siva. Meet Them Where They Are: Social Work Informed Considerations for Youth Inclusion in AI Violence Prevention Systems. MIT Press, 2024. Disponível em: https://wip.mitpress.mit.edu/pub/meet-them-where-they-are/release/1 . Acesso em: 23 ago. 2025.
• PRADO, Mariana Mota; SALLES, Carlos Alexandre de Azevedo. Inteligência artificial: promessas, riscos e regulação. Revista Direito Público, Brasília, v. 18, n. 99, p. 325-349, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdp/a/n89PjvWXTdthJJKwb6TtYXy/?format=html&lang=pt . Acesso em: 23 ago. 2025.
• SOUZA, Gisele Gonçalves Leal Souza. Inteligência Artificial e suas aplicações no Seviço Social. Serra, 2025.
Inteligência Artificial e suas Aplicações no Serviço Social
146 págs.
CFESS _ Sobre a impossibilidade do uso do termo “assistente social” para denominar chatbot de inteligência artificial
3 págs.
RESOLUÇÃO CFESS Nº 1.114, DE 4 DE SETEMBRO DE 2025
IA e Aprendizado de Máquina
12 págs.
Inteligência Artificial Conceitos e Aplicações
13 págs.
Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino
12 págs.
Por trás da inteligência artificial uma análise das bases
20 págs.
Considerações informadas sobre o Serviço Social para a inclusão de jovens em sistemas de prevenção da violência por IA
12 págs.
Considerando um modelo unificado de Serviço Social aprimorado por Inteligência Artificial uma revisão sistemática
20 págs.
Prevenção da violência armada entre jovens na era digital
6 págs.
Avaliação
Link de aula
Slides
AULA 31/10 PARTE 1
03:02:05
AULA 01/11 PARTE 1
03:58:14
AULA 01/11 PARTE 2
03:39:05
3Ética, Legislação e Inteligência Artificial para o Bem Social.
Esta disciplina aborda os fundamentos éticos da inteligência artificial, explorando questões de vieses, discriminação, privacidade e transparência nos sistemas de IA. Examina o panorama legislativo nacional e internacional sobre regulamentação da IA, com ênfase na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações. Analisa o papel da inteligência artificial como ferramenta de promoção do bem-estar social, discutindo desigualdades digitais e oportunidades de acesso à tecnologia. Desenvolve competências para aplicação ética da IA no contexto do Serviço Social, promovendo reflexão crítica sobre responsabilidade social e uso consciente da tecnologia em benefício da sociedade.
Unidade 1: Ética da Inteligência Artificial:
1.1. Vieses e discriminação em sistemas de IA.
1.2. Proteção da privacidade e segurança dos dados.
1.3. Transparência e responsabilidade no uso da IA.
Unidade 2: Legislação e Regulamentação da IA:
2.1. A LGPD no Brasil e seus impactos.
2.2. Discussões e propostas de leis sobre IA em outros países.
2.3. O debate sobre a regulamentação da IA no Brasil e no mundo.
Unidade 3: IA para o Bem Social:
3.1. Acesso à tecnologia e desigualdade digital.
3.2. O papel do Serviço Social para garantir que a IA seja utilizada em prol do bem social
Referências Bibliográficas:
• BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 23 ago. 2025.
• BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei nº 2.338, de 2023. Dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial. Brasília: Senado Federal, 2023. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/157233. Acesso em: 23 ago. 2025.
• BRASIL. Secretaria de Governo Digital. IA Generativa no Serviço Público. Brasília: Governo Digital, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/infraestrutura-nacional-de-dados/inteligencia-artificial-1/ia-generativa-no-servico-publico.pdf. Acesso em: 23 ago. 2025.
• CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Sobre a impossibilidade do uso do termo "assistente social" para denominar chatbot de inteligência artificial. Brasília: CFESS, 2024. Disponível em: https://www.cfess.org.br/noticia/view/2153. Acesso em: 23 ago. 2025.
• SERPRO. Ética na IA: princípios e valores que orientam o uso da Inteligência Artificial. Brasília: SERPRO, 2023. Disponível em: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2023/etica-na-ia. Acesso em: 23 ago. 2025.
Referência Ética
Nota CFESS
Avaliação
Ética na IA
Ética de Floridi
Lei Geral de Proteção de Dados
Projeto de Lei 2338
IA Generativa
AULA 28/11
03:07:21
AULA 29/11 PARTE 1
03:20:31
AULA 29/11 PARTE 2
01:44:51
4Inteligência Artificial no Serviço Público
Ementa: Esta disciplina explora como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada no setor público para melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Serão apresentados conceitos básicos de IA de forma simples e exemplos práticos de como governos e órgãos públicos ao redor do mundo e no Brasil estão utilizando a IA para otimizar processos, desde o atendimento ao cidadão até a gestão de políticas sociais. A disciplina também abordará os desafios e as considerações éticas envolvidas na implementação da IA no serviço público, garantindo que a tecnologia seja usada para o bem comum e para a promoção da justiça social.
Unidade 01: Introdução à IA e ao Setor Público:
1.1. O que é Inteligência Artificial de forma simples.
1.2. Como a IA pode ajudar o governo a funcionar melhor.
1.3. Exemplos de como a tecnologia já é usada em serviços públicos
Unidade 02: IA na Gestão de Serviços Públicos:
2.1. Como a IA pode agilizar o atendimento ao cidadão.
2.2. Uso da IA para organizar e analisar grandes volumes de informações.
2.3. Melhorando a tomada de decisões com a ajuda da IA.
Unidade 03: Casos de Sucesso e Desafios da IA no Serviço Público:
3.1. Exemplos de países e cidades que usam a IA em seus serviços.
3.2. Desafios comuns ao usar a IA no governo.
3.3. Como garantir que a IA seja justa e não crie mais problemas.
Unidade 04: O Futuro do Serviço Público com IA:
4.1. Novas possibilidades para o assistente social com a IA no setor público.
4.2. Como a IA pode ajudar a identificar e resolver problemas sociais de forma mais rápida.
4.3. A importância da participação do assistente social na criação de soluções de IA para o governo.
Referências Bibliográficas:
• BRASIL, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - MCTI; CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. IA para o bem de todos; Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Brasília, DF: MCTI;CGEE, 2025. 104p.
• CONSELHO Nacional de Justiça (Brasil). CNJ aprova nova regulamentação do uso da inteligência artificial no Poder Judiciário. TJPI – Tribunal de Justiça do Piauí, Teresina, 19 fev. 2025. Disponível em: https://www.tjpi.jus.br/portaltjpi/tjpi/noticias-tjpi/cnj-aprova-nova-regulamentacao-do-uso-da-inteligencia-artificial-no-poder-judiciario/. Acesso em: 23 ago. 2025.
• FOLHA DE S. PAULO. IA lê prontuários e detecta violência contra mulher 92 dias antes de caso se agravar. Equilíbrio & Saúde, Folha de S.Paulo, 21 dez. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/12/ia-le-prontuarios-e-detecta-violencia-contra-mulher-92-dias-antes-de-caso-se-agravar.shtml. Acesso em: 23 ago. 2025.
• FOLHA DE PERNAMBUCO. Sexia: conheça IA recifense que dialoga sobre sexualidade e violência contra a mulher via WhatsApp. Tecnologia & Games, Folha de Pernambuco, 1 ago. 2025. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/tecnologia-e-games/sexia-conheca-ia-recifense-que-dialoga-sobre-sexualidade-e-violencia-contra-a-mulher-via-whatsapp/52111/. Acesso em: 23 ago. 2025.
• GOVERNO do Estado do Paraná. Paraná lança pacote pioneiro de serviços digitais com IA em parceria com o Google. Agência de Notícias do Paraná, Curitiba, 21 fev. 2025. Disponível em: https://www.parana.pr.gov.br/aen/Noticia/Parana-lanca-pacote-pioneiro-de-servicos-digitais-com-IA-em-parceria-com-o-Google . Acesso em: 23 ago. 2025.
• MOTA, Gonçalo. A inteligência artificial e a tomada de decisão do assistente social: contributos para a formação em Serviço Social. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 452–465, jan. 2025. DOI: 10.51891/rease.v11i1.17808
• OECD. Artificial Intelligence in Government: A Framework for Public Sector AI. Disponível em:https://www.oecd.org/en/publications/governing-with-artificial-intelligence_26324bc2-en.html. Acesso em: 23 ago. 2025.
• PEREIRA FILHO, Nivanildo; LIMA, Rogério de Araújo. Governança algorítmica e políticas públicas: desafios éticos e impactos da inteligência artificial na tomada de decisão governamental. RecimA21, 2025. DOI:10.47820/recima21.v6i1.6051
• SANDRINI, Camila T.; COELHO, Taiane R.; FILHO, Milton C. A. R.; RAZZOLINI, Edelvino. Inteligência artificial como apoio à tomada de decisão na administração pública: revisão sistemática da literatura. In: Proceedings of Delft Global Open, 21 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.59490/dgo.2025.997
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5Inteligência Artificial e Mundo do Trabalho
Ementa: Esta disciplina aprofunda as transformações que a Inteligência Artificial (IA) está provocando no mercado de trabalho e nas relações profissionais, adotando uma perspectiva crítica sobre os impactos sociais e éticos, ao mesmo tempo em que aponta caminhos e soluções para a atuação. Serão analisados os desafios da automação e da IA na precarização do trabalho, na exclusão social, no não reconhecimento de direitos e no distanciamento das relações humanas, bem como nas novas formas de controle e gestão algorítmica. O foco será em como o assistente social pode se inserir e atuar proativamente nesse cenário, desenvolvendo estratégias de intervenção, defesa de direitos e promoção da justiça social para indivíduos e coletividades afetadas pelas mudanças no mundo do trabalho, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis a esses impactos negativos e às oportunidades de atuação para a transformação social.
Unidade 1: IA e as Reconfigurações do Mundo do Trabalho: Uma Análise Crítica e Propositiva:
1.1. Automação e desemprego tecnológico: mitos e realidades, e o aprofundamento das desigualdades.
1.2. Novas formas de organização do trabalho: plataformas digitais, gig economy e seus impactos sociais, incluindo a ausência de vínculos empregatícios e a exploração.
1.3. A precarização do trabalho na era da IA: flexibilização, informalidade e controle algorítmico, e o não reconhecimento de direitos trabalhistas.
Unidade 2: Desafios Éticos e Sociais da IA no Trabalho: Exclusão, Distanciamento e Respostas do Serviço Social:
2.1. Vieses algorítmicos na contratação, avaliação e demissão: como a IA pode perpetuar e ampliar discriminações.
2.2. Privacidade e vigilância no ambiente de trabalho mediado pela IA: a perda de autonomia e o controle excessivo.
2.3. Saúde mental e bem-estar dos trabalhadores na era da automação e da hiperconectividade: o isolamento, o burnout e o distanciamento das relações humanas.
Unidade 3: O Assistente Social como Agente de Transformação e Resistência no Mundo do Trabalho com IA:
3.1. Atuação do assistente social na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção de condições dignas de trabalho
Unidade 4: Políticas Públicas, Legislação e o Futuro do Trabalho: Construindo Alternativas e Soluções:
4.1. O papel do assistente social na formulação e implementação de políticas que garantam a proteção social e a inclusão, combatendo a invisibilidade e o distanciamento social.
Referências Bibliográficas:
• Rezende, Thiago Dutra Hollanda de. Impactos das TICs e da uberização: desafios para o Serviço Social. Temporalis, Brasília, ano 24, n. 48, p. 253–267, jul./dez. 2024.Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/10089445.pdf. Acesso em 23 ago. 2025.
• Teles, Jéssica da Silveira; Reidel, Tatiana; Barreto, Carolyne Z.; Silva, Fabiola Maria Fischer da. Plataformização do trabalho e a questão social: relação intrínseca entre a intensificação do uso das tecnologias e as expressões da questão social. [S.l.], 2024. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/261624/. Acesso em 23 ago. 2025.
• Silva, Ludmila Paes da; Belo de Souza, Nicholas Sol. Impactos da economia gig nas relações de trabalho: análise das novas formas de trabalho mediadas por plataformas digitais e os desafios jurídicos para a regulação desses trabalhadores. Ciências Sociais Aplicadas, v. 29, ed. 146, maio 2025. DOI: 10.69849/revistaft/fa10202505081932. Acesso em: https://revistaft.com.br/impactos-da-economia-gig-nas-reacoes-de-trabalho-analise. Acesso em 23 ago. 2025.
• Braz, Matheus Viana; Tubaro, Paola; Casilli, Antonio A. Making Data: The Work Behind Artificial Intelligence. arXiv, set. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2410.03694. Acesso em 23 ago. 2025.
6Inteligência Artificial e Saúde Mental
Ementa: Esta disciplina explora a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e a saúde mental, analisando tanto as oportunidades quanto os desafios que a tecnologia apresenta para o bem-estar psicológico e social. Serão abordados temas como o uso da IA no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, o impacto das redes sociais e da tecnologia na saúde mental, e o papel do assistente social na promoção de ambientes digitais saudáveis e na defesa dos direitos dos usuários. A disciplina visa capacitar os profissionais a compreenderem e atuarem de forma ética e eficaz diante das novas realidades impostas pela IA no campo da saúde mental, com foco na acessibilidade e na inclusão de públicos vulneráveis.
Unidade I: IA e Saúde Mental.
1.1. Como a IA pode ajudar a identificar sinais de problemas de saúde mental.
1.2. Aplicativos e ferramentas de IA para apoio e acompanhamento em saúde mental.
1.3. O uso da IA para personalizar tratamentos e intervenções em saúde mental.
Unidade II: Impactos da IA na Saúde Mental e Bem-Estar.
2.1. O lado positivo: acesso a informações, apoio e redução do estigma.
2.2. Os riscos: vício em tecnologia, cyberbullying, comparação social e isolamento.
2.3. Como a IA pode afetar a saúde mental de grupos específicos
Unidade III : O Papel do Assistente Social na Era da IA e Saúde Mental.
3.1. Como o assistente social pode orientar e apoiar indivíduos e famílias sobre o uso da tecnologia.
3.2. A importância de promover a alfabetização digital e o uso consciente da IA.
3.3. Atuação do assistente social na defesa de políticas públicas que garantam a saúde mental no ambiente digital.
Referências Bibliográficas:
• BABU, Anithamol; JOSEPH, Akhil P. Artificial intelligence in mental healthcare: transformative potential vs. the necessity of human interaction. Frontiers in Psychology, v. 15, 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2024.1378904/full. Acesso em: 23 ago. 2025.
• LEITE, Lucas Tamamaru Santos. Saúde mental em tempos de inteligência artificial: estamos na vanguarda de uma nova era?. Debates em Psiquiatria, Curitiba, n. 14, 13 set. 2024, p. 1–5. DOI: 10.25118/2763-9037.2024.v14.1326. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/1326. Acesso em: 23 ago. 2025.
• LIPPI, Fabio Luis et al. Inteligência artificial e saúde mental no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Contribuciones a las Ciencias Sociales, jun. 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/7935. Acesso em: 23 ago. 2025.
• NONPROFIT LEADERSHIP ALLIANCE. Leveraging AI in Social Work: A Pathway to Empowering Vulnerable Populations. NLA Research, abr. 2024. Disponível em: https://nla1.org/ai-in-social-work/. Acesso em: 23 ago. 2025.
• SILVA LIPPI, JOSÉ RAIMUNDO; GATTI, DANIEL COUTO; GRAGLIA, MARCELO AUGUSTO VIEIRA. Impactos emocionais e afetivos do uso da IA generativa na saúde mental. Lumen et Virtus, São José dos Pinhais, v. 16, n. XLIV, p. 341–355, 2025. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/download/2836/3421/10456. Acesso em: 23 ago. 2025.
7Aplicabilidade da Inteligência Artificial em Diversas Áreas de Atuação
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo capacitar os profissionais de Serviço Social a identificar oportunidades e desenvolver projetos simples que utilizem ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já existentes para otimizar suas práticas em diversas áreas de atuação. O foco será na aplicabilidade prática, mostrando como a IA pode ser uma aliada no dia a dia do assistente social, desde a organização de informações até a comunicação com o público. Serão apresentados exemplos de ferramentas acessíveis e intuitivas, e os alunos serão orientados na criação de um pequeno projeto, demonstrando como a IA pode ser implementada de forma eficaz e sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação.
Unidade I - Identificando Oportunidades para a IA no Serviço Social:
1.1. Pensando nos desafios do dia a dia: onde a IA pode ajudar?
1.2. Exemplos de como a IA já é usada em diferentes áreas
1.3. Como a IA pode facilitar a organização, a comunicação e a análise de informações.
Unidade II - Ferramentas de IA Acessíveis para o Assistente Social:
2.1. Chatbots e assistentes virtuais para atendimento e informação.
2.2. Ferramentas de organização e análise de texto.
2.3. Ferramentas de tradução e transcrição de áudio.
2.4. Ferramentas de criação de conteúdo simples
UNIDADE III - Desenvolvendo um Projeto Simples com IA
3.1. Escolhendo um problema real para resolver com a IA.
3.2. Planejando o projeto: o que fazer, como fazer e quais ferramentas usar.
3.3. Criando um protótipo simples
UNIDADE IV - Apresentando e Avaliando o Projeto:
4.1. Como apresentar o seu projeto para outras pessoas.
4.2. Avaliando o que funcionou e o que pode melhorar.
4.3. A importância de compartilhar o conhecimento e inspirar outros profissionais.
Referências Bibliográficas:
• BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID). Inteligência Artificial a serviço do bem social na América Latina e no Caribe: panorama da região. BID, 2019. Disponível em: https://publications.iadb.org/pt/inteligencia-artificial-servico-do-bem-social-na-america-latina-e-no-caribe-panorama-da-regiao-e . Acesso em: 23 ago. 2025.
• CORTES, Thaís Lopes. Os contributos da Tecnologia da Informação para o Serviço Social: aportes para o debate. O Social em Questão, Ano XXVII, n. 58, p. 179–196, jan.–abr. 2022. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/65382/65382.PDF . Acesso em: 23 ago. 2025.
• DALZIEL, Matt Victor; SCHAFFER, Krystal; MARTIN, Neil. Navigating AI in Social Work and Beyond: A Multidisciplinary Review. ArXiv, 25 out. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2411.07245 . Acesso em: 23 ago. 2025.
• Google AI. AI for Social Good. Disponível em: https://ai.google/social-good/. Acesso em: 23 ago. 2025.
• Microsoft AI. AI for Good. Disponível em: https://www.microsoft.com/en-us/ai/ai-for-good. Acesso em: 23 ago. 2025.
• SGORLON, Claudiana Tavares da Silva; TORRES, Mabel Mascarenhas; COUTO, Eduardo Luis. Serviço Social e Comunicação: os caminhos da informação produzida pelo Conjunto CFESS/CRESS. SER Social, Brasília, v. 27, n. 56, 2024. DOI: 10.26512/ser_social.v27i56.55587. Acesso em: 21 ago. 2025.
• TAN, Yugin; SOH, Kai Xin; ZHANG, Renwen; et al.Empowering Social Service with AI: Insights from a Participatory Design Study with Practitioners. ArXiv, 27 fev. 2025. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2502.19822 . Acesso em: 23 ago. 2025.
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